Ocupação Feminista – Instituto Rose Marie Muraro

A rede Agora Juntas convida a todas as mulheres feministas, que atuem individualmente ou que estejam organizadas em coletivos, organizações e movimentos, estejam dispostas a criar uma comunidade e um território de respeito, afeto, empatia e transformação social, para uma ocupação do dia 11 de novembro ao dia 16 de dezembro no Instituto Rose Marie Muraro (Glória, Rio de Janeiro). As propostas devem ter uma perspectiva feminista e ter como contrapartida uma contribuição consciente para o espaço do Instituto.

Agora Juntas é uma rede de coletivos, organizações, movimentos e mulheres feministas no Rio de Janeiro, que tem como objetivo criar um espaço feminista que incentive a colaboração entre feministas. Acreditamos que um espaço diverso e colaborativo pode nos dar mais recursos, facilitar nossa comunicação, promover trocas de saberes e permitir mais condições para que nós mulheres continuemos transformando nossa sociedade. Nós entendemos nosso projeto por três eixos: a) processo b) solidariedade feminista c)  cuidado  ❤

Para fortalecer essa ideia, planejamos uma ocupação no Instituto Rose Marie Muraro, um espaço de memória dessa importante feminista brasileira. O espaço conta com uma biblioteca especializada em estudos de gênero, sala de pesquisa e um salão para atividades. A crise afetou diretamente a sustentabilidade do Instituto, que precisa de apoio para continuar preservando a memória das inúmeras lutas e iniciativas feministas das quais a Muraro fez parte.

Queremos ocupar o Instituto por cerca de um mês e levar para o espaço um pouco do que pensamos para a nossa casa, como atividades culturais, de diálogo, debates, oficinas, sempre a partir de uma perspectiva interseccional e de promoção do autocuidado e do cuidado entre ativistas – tudo auto-organizado por mulheres, por vocês 🙂

O propósito é ver o que funciona e o que não funciona e como adaptar nosso projeto de acordo com as necessidades e os desejos de cada mulher que faça parte ou que queira contribuir com a nossa rede. O projeto é sobre acesso, espaço e participação como direitos de cada mulher, mas também é de apoio, troca e recursos da comunidade para manter esse espaço e nosso sonho vivo. Cada atividade deve ter uma contribuição consciente (no valor que cada mulher ou grupo puder dar) que apoie o espaço e possa fortalecer os grupos proponentes.

O espaço está disponível das 9h às 18h todos os dias da semana, e em algumas noites e finais de semana, conforme calendário no final desta página. Os grupos podem usar o espaço para reuniões, oficinas, rodas de conversa, palestras e atividades culturais, na frequência que quiserem (e que for possível ajustar com as demais propostas). O formulário abaixo é para o envio de propostas, para termos uma ideia da demanda de vocês.

Queremos destacar que o dia 20 de novembro é o dia da consciência negra, dia 25 de novembro o dia latino-americano de combate à violência contra a mulher, novembro 2016 marca um ano depois da Primavera das Mulheres e 2016 marca o ano que um golpe parlamentar mudou a historia do Brasil. Propostas que são estratégicas e críticas diante esse cenário são bem-vindas.

Caso tenham dúvidas, escrevam para o email agorajuntas@gmail.com  e responderemos assim que possível.Se quiserem conhecer o espaço antes de propor algo, nos escreva também e agendaremos uma visita. Temos uma reunião aberta dia 4-11-2016 para tirar as dúvidas sobre a ocupação e definir a programação da ocupação juntas.

Venham somar conosco! A conjuntura política não está fácil, mas juntas somos muito mais fortes!



Anúncios